Início País Morreu o português Francisco Laranjo

Morreu o português Francisco Laranjo

0
Morreu o português Francisco Laranjo

Francisco Laranjo faleceu esta quarta-feira, 16 de novembro.

O artista plástico e professor universitário faleceu no Porto, durante a madrugada, vítima de cancro. Tinha 67 anos e deixa um enorme pesar entre todos aqueles que com ele privaram, e também os que admiraram a sua obra.

Marcelo Rebelo de Sousa não tardou a prestar as suas condolências à família e amigos, com um profundo lamento por esta morte, como se pode ler em comunicado da Presidência da República.

“O artista plástico e Professor Francisco Laranjo destacou-se internacionalmente pela sua obra em múltiplas vertentes. Curioso nato, ambicionava que as suas criações fossem um cruzamento de todas as linguagens, sempre com um carácter interdisciplinar.

A relação com esta Faculdade foi estreitada ao longo dos anos, onde foi Professor Catedrático desde os anos 90, Diretor no início da década de 2010, e mais recentemente Professor Emérito. Aclamado pelos seus pares, foi Professor Convidado em diversas universidades internacionais.

O seu trabalho é reconhecido mundialmente, tendo exposto na Europa, Ásia e América. Ao longo da sua carreira foi premiado pela Fundação Calouste Gulbenkian e Sociedade Nacional de Belas Artes. As cidades do Porto e Lamego, as quais tinham uma importância central na sua vida, agraciaram-no com Medalhas de Mérito Municipal (Grau Ouro). Foi também agraciado pelo Presidente da República com a Ordem da Instrução Pública (Comendador)”, pode ler-se na mensagem, que Marcelo Rebelo de Sousa termina com “as mais sentidas condolências à família e amigos” de Francisco Laranjo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui