Pepe é, aos 39 anos, um exemplo de dedicação ao futebol. Depois de alguns problemas físicos nesta primeira metade da temporada, que o afastou de vários jogos do FCPorto, o internacional português chega ao Mundial na sua melhor forma. Quase com 40 anos, Pepe volta a ser um dos mais influentes na equipa de Portugal e há mesmo quem diga que o veterano central está cada vez melhor.
“Eu acho que a idade tem feito bem a Pepe. Eu ainda me lembro de um célebre jogo contra a Alemanha em que Pepe foi expulso no Mundial do Brasil porque se pegou com um jogador alemão e prejudicou imenso a equipa. Portanto, o Pepe tinha uma espécie de um lado lunar. Por vezes excedia-se em campo. Amadureceu, temperou um bocadinho aqueles excessos e não há dúvida nenhuma que há uma defesa da Seleção Nacional de Portugal sem Pepe e há uma com Pepe.
É óbvio. Só quem não quer ver. Quer em termos de campo, que em termos de abordagem à bola, quer em termos de transição. Tudo isto são coisas que o Pepe traz com a sua experiência. Pepe mantém efetivamente duas coisas que eu gosto, que é uma boa qualidade física e uma enorme alegria de jogar. Isso nota-se. Neste momento, vamos ser claros e Pepe é uma mais-valia da Seleção Nacional”, explicou Carlos Barbosa da Cruz, antigo dirigente do Sporting.
O agora comentador mostra-se tão satisfeito com o desempenho de Pepe e com a carreira brilhante que o central fez, que apenas lamenta que o jogador tenha sido rejeitado no Sporting. Uma informação que muitos poderão não saber, mas que Carlos Barbosa da Cruz recordou agora.
“Sabe o que me custa mais nisto tudo? Mas verdadeiramente doloroso? O Pepe quando jogava no Marítimo esteve à experiência no Sporting. Mandaram-no embora e diziam que era caro. Foi realmente um espalhanço de todo o tamanho”, lamentou o antigo dirigente, sobre o central que acabou por deixar o Marítimo e assinar pelo FC Porto. Depois, é a história que todos conhecem, como um dos melhores no FC Porto, seleção e Real Madrid.