A semana começa novamente com mau tempo. Fatores como chuva forte, os ventos, agitação marítima e trovoada colocam vários distritos em alerta, como a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alertou esta segunda-feira. Com as más condições a fazerem-se sentir também durante o dia, a Proteção Civil a alertar para a importância de uma condução mais defensiva e, desta forma, evitar mais problemas.
“A partir da madrugada de segunda-feira, 12 de dezembro, prevê-se a ocorrência de precipitação persistente que poderá ser temporariamente forte nas regiões Norte e Centro, sendo o período mais crítico entre as 06:00 e as 12:00, estendendo-se progressivamente para sul durante a tarde nos distritos de Setúbal, Évora e Beja, durante o período entre as 12:00 e as 24:00”, alertou a ANEPC.
Depois, na terça-feira, 13 de dezembro, espera-se “precipitação persistente e por vezes forte, nos distritos de Setúbal, Évora e Santarém entre as 00:00 e as 12:00”. Depois, durante a tarde, a “precipitação será mais provável nas regiões do Centro, Alto Alentejo e Faro”.
Tudo isto deixa aberta a possibilidade de “inundações em zonas urbanas, causadas por acumulações de águas pluviais por obstrução dos sistemas de escoamento”, assim como possíveis cheias “potenciadas pelo transbordo do leito de alguns cursos de água, rios e ribeiras”. Há novamente a possibilidade de deslizamentos de terras e derrocadas, quedas de árvores, presença de objetos soltos nas vias rodoviárias”, potenciadas pelas chuvas e os ventos. Pode ainda haver queda de neve e consequente piso escorregadio, de acordo com o alerta da Agência Portuguesa do Ambiente, para este início de semana, muito marcado pelo mau tempo.
“Adotar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de águas nas vias”, pede a Proteção Civil, além de um aviso extra, para que se evitem zonas inundadas, assim como a prática de qualquer atividade relacionada com o mar.