Início País Marcelo Rebelo de Sousa reage à morte de Linda de Suza

Marcelo Rebelo de Sousa reage à morte de Linda de Suza

0
Marcelo Rebelo de Sousa reage à morte de Linda de Suza

Linda de Suza faleceu esta quarta-feira, 28 de dezembro, aos 74 anos. A famosa cantora estava internada em França, há vários meses, na sequência de uma infeção por Covid-19. A artista foi vítima de uma insuficiência respiratória. Ela estava internada numa casa de repouso, em França, foi novamente hospitalizada esta manhã, mas já não pode resistir, depois de vários meses debilitada.

Além dos problemas respiratórios causados pela doença, Linda de Suza também se estava a alimentar muito mal, como o filho já tinha revelado à imprensa, o que foi sempre atrasando a sua recuperação.

Linda de Suza teve uma recheada carreira, com vários sucessos além-fronteiras. Marcelo Rebelo de Sousa não deixou de se pronunciar, na hora da morte de uma cantora que ele considera um “ícone” para todos os emigrantes, uma vez que ela conseguiu levar o seu talento, após emigrar para França, e inspirar tantos outros emigrantes portugueses no país.

“Teolinda de Sousa Lança, que ficou conhecida artisticamente como Linda de Suza, foi uma figura a vários títulos emblemática. Nascida em 1948, de condição modesta, procurou melhor sorte noutras paragens, acompanhando uma das maiores vagas migratórias portuguesas. Em França, a que chegou, já mãe, em 1970, tornar-se-ia ‘a portuguesa’ por excelência, dado o seu sucesso como cantora a partir do final da década de 70, que lhe proporcionou discos de ouro e platina e concertos no Olympia.

Ao longo dos anos, manteria sempre explícitas, nos muitos álbuns e singles que gravou, as referências ao seu país de origem e à sua odisseia pessoal, simbolizadas na expressão ‘mala de cartão’ (a única bagagem que levou consigo), título que usaria para um livro autobiográfico, depois adaptado para uma série televisiva.

Linda de Suza fica na nossa memória como exemplo de determinação e de fidelidade. Foi um ícone francês da imigração portuguesa e, portanto, um ícone de Portugal. A seu filho e netos apresento as minhas sentidas condolências”, pode ler-se na nota publicada no site da Presidência da República.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui