Manhã muito atribulada na Escola Básica de Vila Chã, no concelho do Barreiro. Pelas 9h13 da manhã desta segunda-feira, 9 de janeiro, foi emitido um alerta para um incêndio que começou na cozinha da escola. De acordo com o jornal Correio da Manhã, foram evacuadas as 150 crianças que frequentavam a referida escola e transportadas para uma escola do mesmo agrupamento.
Ainda segundo informações da mesma reportagem, não se registou qualquer ferido, apenas a necessidade dessa evacuação urgente, após o incêndio ter deflagrado na cozinha da escola. Também não foram ainda reveladas as causas para esse incêndio, nem sequer os prejuízos que possam advir desse fogo, que foi dado como extinto pelas 9h29 da manhã.
Por precaução, as crianças foram retiradas e seria expectável que ainda pudessem ter aulas durante esta segunda-feira, na escola para onde foram deslocadas. Foram momentos de pânico, pelo temor deste incêndio, mas acabou por se desenrolar tudo com grande normalidade. Os 150 alunos foram transportados em três autocarros da empresa municipal Transportes Coletivos do Barreiro (TCB), no distrito de Setúbal, para a Escola Secundária Cidade Sol, do mesmo agrupamento.
A Escola já reuniu após este incêndio, mas não foram revelados mais detalhes sobre o incidente. Para o local foram mobilizados os Bombeiros Voluntários Sul Sueste, o Serviço Municipal de Proteção Civil e também elementos da Divisão de Educação do município do Barreiro. A polícia também já estaria a investigar o incidente, que mudou toda a rotina desta manhã, na escola de Vila Chã.