Linda de Suza faleceu no final do ano passado, a 28 de dezembro, depois de vários meses internada numa casa de saúde, na sequência de uma insuficiência respiratória. Ela estava internada numa casa de repouso, em França, e teve uns últimos meses de vida muito difíceis e dolorosos. Quem a conhece diz mesmo que os últimos anos da famosa cantora, em França, foram dramáticos.
Linda de Suza foi uma estrela, vendeu milhões de discos, livros e encheu as maiores salas de espetáculo. Porém, a artista portuguesa que arriscou emigrar para França, onde conquistou tudo, acabou a viver na miséria. Tudo isso poderia ter contribuído para esta debilidade no final de vida. A cantora faleceu aos 74 anos, por esses problemas respiratórios, mas também de saúde mental. Fontes próximas revelam que a cantora tinha dificuldades até para se alimentar, por essa tristeza profunda em que vivia.
Após a morte, no entanto, não faltaram homenagens e demonstrações de carinho, como lembrou a fadista Mísia. No Facebook, a também cantora lamentou que todas estas homenagens chegassem agora dos mesmos que tanto a desprezaram. “O que a Linda de Suza viveu em França! Desprezo cínico e piadas de mau gosto da parte de muitos franceses. Agora toda a gente a quer homenagear, o mesmo público que a abandonou em vida. Demasiado tarde. Não é bonito de se ver…”, lamentou a fadista Mísia, a apontar o dedo contra todos os que terão contribuído para essa situação mais desesperada em que Linda de Suza terminou.